A Pesca Desportiva: 24/09/2007

A Pesca Desportiva

Blog de pesca desportiva. Muitos dos temas foram publicados em sites de pesca desportiva.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O minha atitude perante o surfcasting

Em Abril de 2005, dava assim para um fórum a minha forma de estar e ver a a pesca desportiva ou lúdica.
O tema foi me suscitado num fórum, através de um questionário ao qual tive imenso prazer em responder, e como tal resolvi utiliza-lo como tema de fundo.
Tenho mais prazer em pescar na praia mas, quando tenho companhia também gosto de ir para pesqueiros complicados de aceder, pela adrenalina que provocam.

Se vou para a praia da Adraga, uma das minhas favoritas, com bons acessos, praia com boa inclinação, procuro ficar ora na esquerda , a minha zona preferida, ou á direita, raramente ao meio, mas tudo depende do espaço que houver ao meu dispor, quer se estão mais pescadores ou mesmo banhistas a ocuparem a praia, tento não incomodar e ao mesmo tempo espaço para mim, já que ir á pesco no meu caso é um passatempo para descontrair, e caso obtenha uma grade fico na mesma..
Mas cada praia é uma situação diferente, por exemplo, a praia da Aguda, é formada por inúmeros caneiros do lado esquerdo, é ai que fico habitualmente, ou do lado direito em direcção a Magoito, no areal misto de areia com alguns lajões.
Por vezes vou até algumas falésias, mas só acompanhado.

Quanto á pobreza dos fundos de areia serem pobres, é um engano. Quando o mar remexe bem os fundos é o local ideal para o Robalo e outras espécies, porque ao ser remexida areia liberta muitos organismos vivos que servem de alimento na cadeia alimentar dos peixes.

A identificação de um bom pesqueiro depende muito de dia para dia, o que foi bom ontem pode hoje já não o ser, mas um mar bem remexido é para mim o ideal.
A maré para mim é quando posso ir á pesca, mas claro prefiro a encher, no entanto as meias águas são as que melhor resultado me tem dado, ao amanhecer ou ao anoitecer, como com os meus cinquenta anos já não me apetece levantar cedo vou de preferência ao anoitecer.

Olhe tento lançar o mais longe possível, mas isso depende do tipo de praia para onde vou, por vezes na Aguda pesco como se costuma dizer para debaixo do pés, mas por exemplo numa praia como a de Santo André perto de Sines por vezes não é necessário lançar para muito longe já que por vezes está muito cavada, no caso de estar no Algarve nomeadamente na Manta Rota entro pelo mar dentro já que ai as águas estão pouco desniveladas e lanço, depois retorno para fora de água e espero que a sorte me toque no anzol.

Para tudo além do saber, pouco sei, é também necessário alguma sorte, contrariando alguns.

Bem espero ter satisfeito a vossa curiosidade.
Fiquem bem.

CALCULO DA CHUMBADA DE LANÇAMENTO DE UMA CANA DE “SURFCASTING”

Para se obter o máximo nos lançamentos, especialmente no “surfcasting”, é necessário dedicar uma certa atenção a alguns princípios físicos e dinâmicos.

A resistência de uma cana e o peso da chumbada cuja relação dá maior rendimento ao lançador pode ser determinada de uma forma simples.
Coloca-se o punho da cana num apoio de forma a que seja fixada com um peso ou qualquer outro meio no cabo, a cana deve permanecer horizontalmente e bem segura.
No fio geral, que logicamente se passou pelas argolas e ponteira, colocam-se pesos até que a cana forme com ela própria um ângulo de 90 graus.
Ao chegarmos a este ponto, estamos no limite de resistência da cana que se traduz pela totalidade de pesos colocados na extremidade do fio geral.
Sabendo-se aquele valor, para obter o maior rendimento, devem ser utilizadas chumbadas cujo peso oscile entre a centésima parte do peso colocado na ponteira e a quadragésima parte do seu valor.
Do ponto de vista físico e utilizando as fórmulas que nos dão as tolerâncias de peso, temos:
P
R= ___________
100

e

P
R1= ____________
50


em que:
R é a resistência
P o peso total suspenso no fio

Exemplo:

Uma cana cujo peso seja 10 Kg,



10 000 gr
R= ___________ = 100 gr
100

e

10 000 gr
R1= ___________ = 200 gr
50
Temos portanto que para uma cana cuja resistência seja de 10 kg, as chumbadas a utilizar deverão oscilar entre as 100 gr e as 200 gr.
Espero que seja útil.
Fiquem bem.