A Pesca Desportiva: 02/02/2008

A Pesca Desportiva

Blog de pesca desportiva. Muitos dos temas foram publicados em sites de pesca desportiva.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

AS PRAIAS DA MANTA ROTA, CACELA VELHA E SITIO DA FÁBRICA

Estas praias localizam-se no concelho de Vila Real de St.º António.

São algumas das inúmeras praias a que se tem acesso desde Tavira, parte da ria Formosa é defendida pelas dunas que constituem as praias e a protegem da fúria do mar.

Este extenso areal estende-se desde o pontão leste da barra do rio Gilão, sendo interrompido pelos inúmeras aberturas de acesso ao mar da ria, até à barra do rio Guadiana. Ao longo da linha de costa podemos encontrar zonas de pesca diferenciadas.

Fig. 1

É um areal a perder de vista, tanto para barlavento como para sotavento, como se pode ver na fig. 1.

Vou mostrar alguns dos pontos que considero serem os melhores para a prática da pesca desportiva nesta praia que frequento nos meus dias de férias algarvias. Pontos esses que terão como imagens para localização pontos altos da costas como a aldeia de Cacela Velha.

A zona marítima é rica em bivalves, sendo a apanha dos mesmos quase diária na maré vazia tanto por barcos de arrasto como por pescadores artesanais que fazem o mesmo trabalho idos de terra na zona da linha de maré, fig. 2

Fig.2

São inúmeros os pescadores que encontramos entre a Manta Rota e o sitio da Fábrica, praias não concessionadas por isso semi-selvagem, um extenso areal à disposição dos inúmeros banhistas, nudistas e pescadores que frequentam estas paragens.
É um corropio de banhistas percorrendo na maré-vazia este extenso areal, numa distância nunca inferior a 3 ou 4 km num só sentido, por vezes voltando carregados de sacos cheios de inúmeras conchas que dão interminavelmente à costa.

Podem apanhar-se desde os peixes planos como o linguados, pregados, aos sempre apetecíveis sargos, não deixando de pensar insistentemente no mais cobiçado predador, o robalo, por vezes lá aparece uma tão cobiçada dourada.

Fig. 3

Há mesmo quem se aventure a pegar num pequeno bote de borracha e a colocar-se ao largo à pesca em dias de calmaria, como vi fazer em 2006, e voltar com um saco de rede cheio de douradas, sargos, robalos, e sei que mais.
Vamos lá ao que interessa, os diferentes lugares que vos posso mostrar com a minha máquina fotográfica. Para termos uma melhor visibilidade que melhor local senão a aldeia de tempos remotos, onde existe um baluarte de defesa da costa contra os piratas de Antão.

Fig. 4

A fig. 4, mostra-nos a fortaleza de Cacela Velha do outro lado de um dos braços da ria Formosa tirada da praia, tendo o mar nas minhas costas, pode chegar-se até esta praia atravessando o braço de água ou percorrendo cerca de 2 km pela areia deixando o carro na praia da Manta Rota. Até este local podemos ir sempre pescando, continuando a caminhada chegaremos a uma praia que se localiza no sitio da Fábrica e, onde localizamos uma das muitas aberturas da ria em comunicação com o mar.
Fig. 5

Como podemos ver na foto da fig. 5, à nossa direita localiza-se uma baia de águas interiores frente ao sitio da Fábrica com a sua abertura para o mar, dando origem a um ancoradouro. Aqui também se pode chegar de barco vindo de terra ou percorrendo o areal, percorrendo mais 1 km, faremos cerca de 7 km ida e volta desde o parque de estacionamento na Manta Rota até à barra da Fábrica.

Por ultimo deixo-vos, na fig.6, uma imagem dos inúmeros viveiros de bivalves da zona de Cacela Velha e que são o rendimento de muitas famílias e do agrado de inúmeros turistas que assolam a região.

Fig. 6

Fig. 7

Por fim ao longa da caminhada alcançamos à abertura que a zona lagunar faz com o mar, no Sitio da Fábrica
.
Espero que tenham gostado do passeio.
Fiquem bem.